Na Política

Biblia Online

30/10/19 | 11:05h (BSB)

Sintese faz vigília na Alese contra projetos de lei

Ampliar Foto

Facebook Sintese

Do Portal NaPolítica

Os representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado de Sergipe (Sintese) realizaram uma vigília em frente à Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), na manhã desta quarta-feira, 30. O protesto foi formado após o deputado Zezinho Sobral, líder do governo, pedir a votação em caráter de urgência de vários projetos, entre eles o do Sistema de Avaliação da Educação Básica de Sergipe (PL 208/2019) e o Alfabetização pra Valer (PL 212/2019).

O governador do Estado, Belivaldo Chagas, em entrevista à Fan FM, destacou que Sergipe aparece nas pesquisas entre os piores estados quando se trata de educação. “[O que] Nós queremos com esse sistema de avaliação, não é avaliar algum professor ou aluno de forma isolada, é avaliar o sistema como um todo. O Governo, na área da educação, vai estar sendo avaliado para que a gente busque meios de melhorar.”

O projeto Sistema de Avaliação da Educação Básica de Sergipe tem a autoria do Poder Executivo e busca instituir este sistema nas escolas das redes públicas e municipais de Sergipe. O Alfabetização pra Valer também é de iniciativa do Poder Executivo e tem como finalidade a implementação de uma política de estado com foco na alfabetização de todos os estudantes da rede pública que estão matriculados nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental, com ganhos maiores em Língua Portuguesa e Matemática.

Em entrevista à Fan FM, a presidenta do Sintese, Ivonete Cruz, criticou o PL 208/2019 por entender que causará a privatização da educação pública e punirá a maioria das escolas. “No que tange ao Sistema de Avaliação, para os deputados é algo extremamente perigoso porque vão aprovar um documento em branco. O projeto não diz como vai ser essa avaliação, não diz qual vai ser a metodologia. A forma como o projeto vai ser construído será apresentado por portaria.”

Da redação



15-12-2019
 

 

 

Resultados - Eleições 2016

 

Setransp

 

Setransp

 

 

Parceiros
TPM

 

 

Fazer o Bem

 

Ciclo Urbano

 

Adjor

 

Sindjor

 

 

Twitter