Empinar pipa é uma brincadeira divertida e muitas crianças aproveitam o tempo livre das férias escolares para brincar. A Energisa Sergipe orienta que é preciso buscar um local adequado para que a brincadeira seja realizada de forma segura, evitando a interrupção do fornecimento de energia elétrica e acidentes graves, caso a pipa enrosque na rede elétrica.
Neste ano, já foram registradas 17 ocorrências de pipas na rede elétrica em Sergipe que impactaram o fornecimento de energia para cerca de 23 mil clientes. Aracaju lidera o ranking seguida dos municípios de Nossa Senhora do Socorro, Barra dos Coqueiros, Carira e Simão Dias
Em Aracaju, os bairros com mais ocorrências de pipas na rede elétrica são: Industrial, Dom Luciano, Soledade, Santo Antônio e Cidade Nova. Apesar da redução de 26% em relação ao mesmo período do ano passado, o gerente de Operações da Energisa em Sergipe, Wellington Aranha, reforça as principais orientações de segurança.
“Muitas crianças aproveitam as férias para brincar com pipas. A orientação é primeiro escolher um local adequado para evitar acidentes elétricos. É indispensável que os pais e responsáveis direcionem as brincadeiras para parques e campos abertos, longe da rede de energia, eliminando o risco para quem está soltando a pipa como também evitando interrupção do fornecimento de energia da região”, alerta.
Ainda segundo Wellington, as pessoas jamais devem tentar retirar as pipas presas na fiação e postes de energia. Em caso de interrupção de energia ou cabo partido, a recomendação é acionar a Energisa o mais rápido possível pelo 0800 079 0196.
“Apenas os profissionais autorizados pela Energisa equipados com todos os itens de segurança e treinamentos necessários, podem fazer a manutenção na rede elétrica. O uso de materiais cortantes como linha chilena e o cerol, também não é indicado para pipas, já que pode provocar graves acidentes”, ressalta Wellington.
Dicas de segurança
-Jamais solte pipa próximo à rede elétrica e nunca tente remover a pipa da rede elétrica. Você pode levar um choque elétrico. Apenas os profissionais autorizados pela Energisa podem fazer a manutenção na rede elétrica;
-Não utilize materiais cortantes, como a linha chilena e o cerol, e não solte pipa próximo a ruas e avenidas. A linha pode ser perigosa para os condutores, causando, principalmente, acidentes com motos e bicicletas;
-Não empine pipa em dias de chuvas e relâmpagos;
-Ao verificar pipas presas à rede elétrica, entre em contato com a Energisa por meio dos canais de atendimento;
-Alerte outras pessoas sobre o risco de soltar pipas sem os devidos cuidados. A conscientização é fundamental para reduzir transtornos e acidentes.
Da ascom Energisa
saiba mais
-
30/08 - 06:06 - Instituto de Identificação disponibiliza atualização cadastral e primeira via do CPF para emissão da
30/08 - 06:02 - Deputada Linda Brasil repudia violência política no período eleitoral em Sergipe
30/08 - 05:59 - 80% dos estudantes não renovaram o Mais Aracaju Escolar
30/08 - 05:58 - Grandes avanços marcam os 17 anos de implantação da bilhetagem eletrônica da Grande Aracaju
30/08 - 05:54 - Aracajucard disponibiliza nova opção de compra de crédito
30/08 - 05:52 - Poder Judiciário defere Medida Cautelar e afasta Prefeito de Aquidabã
30/08 - 05:50 - Propaganda antecipada gera multa de R$ 20 mil em Boquim
30/08 - 05:49 - MPF recomenda que governo de Sergipe não realize regularização de terras em território quilombola
29/07 - 20:12 - Quarto LIRAa identifica seis municípios com alto índice de infestação pelo Aedes aegypti
26/07 - 06:28 - Setor de transporte lança canal do Mais Aracaju no WhatsApp